Como fazer uma resenha crítica



Resenha-crítica: É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.

 
Itens de uma resenha crítica:
1. A referência bibliográfica da obra, preferencialmente seguindo a ABNT1
2. Alguns dados biográficos relevantes do autor (titulação, vínculo acadêmico e outras obras, por exemplo);
3. O resumo da obra, ou síntese do conteúdo, destacando a área do conhecimento, o tema, as idéias principais e, opcionalmente, as partes ou capítulos em que se divide o trabalho. Deve-se deter no essencial, mostrando qual é o objetivo do autor, evitando recorrer a detalhes e exemplos, com máxima concisão. Este momento é mais informativo que crítico, embora a crítica já possa estar presente;
4. As categorias ou termos teóricos principais de que o autor se utiliza, precisando seu sentido, o que ajuda evidenciar seu approach teórico, situando-o no debate acadêmico e permitindo sua comparação com outros autores. Aqui não só se deve expor claramente como o autor conceitua ou define determinado termo teórico, mas já se deve introduzir críticas, seja à utilização ou à própria conceituação feita pelo autor;
5. A avaliação crítica, em si. Este é o ponto alto da resenha, onde o recensor mostra seu conhecimento, dialoga com o autor e/ou com leitor, dá-se ao direito de proceder a um julgamento. Há vários tipos de críticas, mas destacam-se: (a) a interna, quando se avalia o conteúdo da obra em si, a coerência diante de seus objetivos, se não apresenta falhas lógicas ou de conteúdo; e (b) a externa, quando se contextualiza o autor e a obra, inserindo-os em um quadro referencial mais amplo, seja histórico ou intelectual, mostrando sua contribuição diante de outros autores e sua originalidade.
Atualmente quase todas as revistas científicas trazem boas seções de resenhas. Sempre é aconselhável ir a uma biblioteca e consultar alguns destes periódicos para observar atentamente como os mais destacados profissionais e pesquisadores da área as elaboram.
Finalmente, deve-se lembrar que o recensor deve preocupar-se com a obra em sua totalidade, sem perder-se em detalhes e em passagens isoladas que podem distorcer idéias. Deve-se certamente apresentar e comentar pontos específicos, fortes ou fracos do trabalho, mas estes devem ser relevantes. Nada mais deplorável do que uma crítica vazia de conteúdo, sem base teórica ou empírica, que lembre preconceito. Ou elogios gratuitos, que podem parecer corporativismo ou "puxa-saquismo".


1 ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Como fazer fichamento de texto

O fichamento é uma ferramenta didática que permite ao professor conhecer o cuidado do aluno em relação à leitura solicitada, mas ajuda muito mais ao próprio aluno (quando é bem elaborado), pois lhe assegura um método de aprendizado por intermédio da leitura.

A elaboração de um bom fichamento, o qual não deve ser confundido com um resumo, permite ao estudante alcançar ao menos três (3) objetivos, a saber:

 

1) utilizá-lo em sala de aula na discussão do texto;

2) servir de estudo para melhor domínio do conteúdo, comparando-o a outros textos afins, e, ainda;

3) guardá-lo para uso futuro na forma de consulta, dispensando a necessidade de ter de refazer toda a leitura (levando em conta que muitas vezes não adquirimos a obra).

 

Para que o item 3 possa ser eficaz é preciso que o fichamento seja bem feito de maneira a despertar rapidamente suas lembranças. Você poderia pensar, mas por quê irei precisar disso no futuro? Talvez sua própria curiosidade intelectual possa levá-lo a necessitar deste recurso em um momento que esteja fazendo a leitura de outra obra que tenha, eventualmente, conteúdo similar. Pode, igualmente, servir de exemplo para trabalhos profissionais.

 

Assim sendo, passo a listar algumas exigências básicas para se fazer um bom fichamento:

 

1

Identificar a Fonte da Leitura (Livro, Tese não publicada, Artigo em revista etc);

1.1

Ano da Publicação (ou do documento, caso não tenha sido publicado);

1.2.

Nome da Editora (em caso de ter sido publicado);

1.2.1.

Número da Edição e/ou da impressão (nem sempre existe em publicações mais antigas);

1.2.2.

Número de páginas (do livro e/ou da parte lida).

1.3.

Título da Obra;

1.3.1.

Título da Obra no Original (em caso de obra estrangeira. Está na ficha catalográfica)

1.3.2

Título do Capítulo ou do trecho lido (caso tenha lido um trecho sem título ou sub-título, procure dar um a partir da frase empregada pelo autor no início de um parágrafo);

1.4.

Localização da obra (se obtida em biblioteca, da propriedade do próprio aluno etc);

1.5.

Nome do Autor (ou autores) e/ou do Organizador;

1.5.1.

Nome do Tradutor (no caso de ser uma obra escrita originalmente em outro idioma);

2.

Tema da Obra (Administração, Sociologia etc.);

2.1.

Palavras-chaves (caso haja na ficha catalográfica da obra valha-se delas, mas use também as que te pareçam mais indicadas);

2.2.

Idéia ou idéias principais do autor (registre as que lhe pareçam as mais importantes. Aqui já se exigirá do aluno um esforço de síntese ao tentar captar tais idéias);

2.2.1.

Objetivo (s) principal (is) do autor (nem sempre o autor explicita seu objetivo);

3.

Reprodução de trechos da leitura (dos que considerar os relevantes para a apreensão do conjunto da leitura. Importante ao final da reprodução identificar o item e a página de onde copiou);

3.1.

Conceitos utilizados acompanhados da explicação do autor;

3.2.

Nomes de outros autores ou livros citados no texto (trata-se da bibliografia comentada pelo autor ao longo de seu texto e sobre a qual ele faz referências);

4.

Glossário de palavras e conceitos (há semelhança com o item 3.1.,mas há ligeira diferença);

5.

Comentários do aluno sobre a leitura (fácil, difícil, o que aprendeu, o concluiu, etc.).

5.1.

Dúvidas da leitura que deseja esclarecer em aula (se mais de uma numerá-las).

 

Quanto a forma de elaboração do fichamento, penso ser apropriado que este seja feito com ao menos duas (2) colunas para melhor divisão e clareza, mas não mais do que quatro (4) a fim de não torná-lo detalhado demais. O modelo que apresento parcialmente abaixo dispõe de três (3).

 

Itens

Conteúdo

Observação do Aluno

1. Tipo de Obra

Livro

 

1.1 Ano da Publicação

1999

 

1.2. Editora

Paz e Terra

 

1.2.1. Edição

1ª Edição

 

1.2.2. Páginas

530 páginas

 

1.3. Título

O Poder da Identidade

Trata-se do volume II de uma mesma obra publicada em 3 livros.

1.3.1. Título original

The Power of Identity

 

1.3.2. Título do Capítulo.

Capítulo I – Paraísos Comunais: identidade e significado das Sociedades em Rede (pág. 21 a 92).

Li parte do capítulo, que foi solicitado pelo professor, mas que não apresentava subdivisão.

1.4. Localização

Biblioteca da Fundação Escola Sociologia e Política

Há três exemplares na biblioteca, mas o que obtive é o que se encontra em pior estado.

1.5. Autor

Manuel Castells

 

1.5.1. Tradutor

Klauss Brandini Gerhardt

 

2. Tema

Mudança Social, Sociologia

 

2.1. Palavras-chaves

Capitalismo; Cultura; Conflitos; Etnias; Identidade; Mudança Social; Poder; Povos.

 

(....)

(....)

(...)

5. Comentários

Considerei a obra difícil seja por se tratar de um tema que eu desconhecia, mas também pela quantidade de termos novos para mim. Entretanto, aprendi bastante depois de fazer uma segunda leitura e constato que o autor trata da profundidade da mudança social no mundo globalizado e o quanto isto impacta na cultura dos povos e na sua existência. Em minha opinião, Manuel Castells tem uma visão bem pessimista sobre este processo, embora admita que alguns processos bem interessantes também ocorram.

 

5.1.

Quero saber a opinião do professor sobre esta obra. Será que ele considera que o autor tem uma opinião muito negativa da mudança social sobre as sociedades?