Para estudar Filosofia

Estudar Filosofia, como estudar outra disciplina qualquer, é uma atividade que exige esforço e método. Sem método, o esforço é ineficaz. Com método, a aprendizagem torna-se mais agradável e o sucesso mais fácil.


A leitura

A leitura eficaz de um texto ou de um conjunto de textos processa-se, em geral, em duas etapas distintas:

• Primeiro ler por alto, fazer uma leitura rápida, dando particular atenção a títulos, esquemas, ilustrações e frases em destaque. O objetivo é saber de que assunto se trata e identificar os elementos mais importantes ou mais interessantes do texto.

• Após ter uma visão geral do assunto, chegou o momento de ler o texto em profundidade. Nesta segunda etapa, deves aproximar-te do texto, de forma cuidadosa e crítica, para compreender o que se diz e como se diz. A compreensão do texto é fundamental para elaborar correctamente esquemas ou resumos e para fazer bons comentários.


Consultar o dicionário

A ignorância das palavras constitui o primeiro obstáculo à compreensão de um texto. Por isso, deve-se consultar o dicionário sempre que encontrar palavras cujo significado for desconhecido. Pode-se consultar um dicionário geral ou um Dicionário de Filosofia.


Elaborar esquemas e resumos

Os esquemas e resumos facilitam a aprendizagem e permitem revisões rápidas antes das provas.

Os esquemas são simples enunciados de palavras chave e podem ter a forma de índices, quadros, desenhos ou mapas. Representam grande economia de palavras e permitem visualizar facilmente o conteúdo de um texto.

Os resumos são reconstruções abreviadas do texto original, por palavras próprias do leitor, seguindo o plano e o pensamento do autor. Isto exige a identificação e o registo das ideias de cada parágrafo.

Atenção, resumir não é comentar. Um bom resumo diz apenas, com brevidade, clareza, rigor e originalidade, o que disse o autor do texto. O comentário vai além do resumo. Comentar implica:

• Compreender as ideias principais do texto e os argumentos utilizados pelo autor para defesa dos seus pontos de vista;

• Situar o texto na obra do autor e no seu comentário literário, histórico ou filosófico;

• Apreciar o valor das ideias apresentadas, comparando-as, por exemplo, com as ideias defendidas por outros autores a respeito do mesmo assunto.

Um comentário:

  1. Playtech - YouTube
    playtech youtube.tv. Latest videos: August 2017, 1.02.17. 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. youtube to mp3 320 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. 2019. View all videos in this channel. 1.02.17. 2019. View all videos in this channel.

    ResponderExcluir